🆕Nova Tela de Integração

Se você não possui um Portifólio Empresarial será necessário criar um seguindo a seguinte documentação: Como criar um portfólio empresarial no Meta Business Suite.

O cadastro precisa ser feito com a conta pessoal do Facebook de quem será o responsável em administrar esse portifólio empresarial. Para entrar no Portifólio Empresarial você usa seu nome de usuário e senha do Facebook.

Resumo gráfico do passo a passo das diferentes possibilidade de integração:

Antes de tudo, identifique em quais das 4 situação o seu número de telefone se encontra:

O que significa um número de telefone integrado a API Cloud?

Quando o número de telefone já tiver sido utilizado em uma integração anterior — por exemplo, em um processo concluído por meio do botão de login —, este será o procedimento correto a ser seguido, isso porque será possível selecionar uma conta WhatsApp Business e um telefone já existente.

1. Número de Telefone com WhatsApp Messenger e sem Aplicativo do WhatsApp Business.

Para usar um número de telefone existente do WhatsApp Messenger com a Cloud API, realizando o processo de integração pelo botão de Login, você terá que desvincular o WhatsApp para liberar o número.

Há duas opções: mudar o número – utilizar um novo número para realizar o processo de backup e, depois, fazer a integração normalmente com o número anterior – ou excluir a conta, não realizando o backup.

👉 4. Excluir ou mudar conta

2. Número de Telefone sem WhatsApp Messenger e sem Aplicativo do WhatsApp Business.

Nesse caso, você terá que identificar duas situações:

2.1 Número de Telefone integrado à API Cloud.

Se o número de telefone JÁ FOI integrado anteriormente na API Cloud do WhatsApp Business, 👉 5. Inicie o processo de login e, no momento de selecionar uma conta do WhatsApp Business, escolha a seguinte opção 9.1 Telefone integrado anteriormente.

O que significa um número de telefone integrado a API Cloud?

Quando o número de telefone já tiver sido utilizado em uma integração anterior — por exemplo, em um processo concluído por meio do botão de login —, este será o procedimento correto a ser seguido, isso porque será possível selecionar uma conta WhatsApp Business e um telefone já existente.

2.2 Número de telefone não integrado à API Cloud.

Nesse caso, você pode escolher duas alternativas:

2.2.1 Integração direta na API Cloud do WhatsApp Business.

Uma vez que o número de telefone NÃO ESTÁ cadastrado na API Cloud e você deseja fazer uma nova integração diretamente na API Cloud do WhatsApp Business, 👉 5. Inicie o processo de login e, no momento de selecionar uma conta do WhatsApp Business, escolha a seguinte opção 9.2 Integração direta.

Feita a integração direta, não será mais possível utilizar o aplicativo do WhatsApp Business e o sistema ao mesmo tempo, pois, a partir desse momento, todas as mensagens passam a ser direcionadas exclusivamente para o sistema integrado.

2.2.2 Manter Coexistência entre API Cloud e o WhatsApp Business App

Uma vez que o número de telefone NÃO ESTÁ cadastrado na API Cloud, você pode optar por instalar o Aplicativo do WhatsApp Business e seguir 👉 3.1 Manter coexistência para realizar a integração com coexistência entre o Aplicativo do WhatsApp Business e a API Cloud do WhatsApp Business.

Ao utilizar a integração com coexistência, o aplicativo WhatsApp Business e o sistema podem ser acessados simultaneamente. Nessa modalidade, as mensagens são recebidas tanto pelo aplicativo quanto pelo sistema, conforme o comportamento definido pela Meta.

A funcionalidade de coexistência é recente e ainda não foi disponibilizada amplamente pela Meta. Por esse motivo, a integração pode ou não estar liberada para determinado número. Caso a coexistência não esteja habilitada no momento da configuração, será necessário seguir com a integração direta.

Números de telefone ou Portfólios Empresariais recém-criados geralmente não estão elegíveis para o uso da coexistência. Nessas situações, a integração direta tende a ser a única opção disponível.

3. Número de Telefone sem WhatsApp Messenger e com Aplicativo do WhatsApp Business.

Nesse caso, será necessário escolher duas opções:

3.1 Manter coexistência entre API Cloud e Aplicativo do WhatsApp Business

Se você fizer o cadastro por meio de um provedor de soluções que ofereça suporte ao cadastro de números do aplicativo Business, poderá usar o aplicativo WhatsApp Business e o aplicativo do parceiro da solução simultaneamente, e seu histórico de mensagens será preservado.

👉 5. Inicie o processo de login e, no momento de selecionar uma conta do WhatsApp Business, escolha 9.3 Integração com Coexistência.

3.2 Não manter coexistência entre API Cloud e Aplicativo do WhatsApp Business

Para usar um número de telefone existente no aplicativo WhatsApp Business com a API Cloud, você precisa excluir ou mudar sua conta. Siga para 👉 4. Excluir ou mudar conta

Observe que, se você excluir seu número de telefone do aplicativo WhatsApp Business e registrá-lo para uso com a API em Nuvem, seu histórico de mensagens será perdido e você não poderá usar esse número com o aplicativo WhatsApp Business novamente, a menos que cancele o registro do número na API em Nuvem.

4. Excluir ou mudar uma conta do aplicativo WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business

Ao configurar uma integração com o sistema, pode ser necessário liberar o número de telefone utilizado no aplicativo WhatsApp Business. Existem duas formas principais de realizar esse procedimento: apagar a conta ou alterar o número. Cada opção possui impactos diferentes no aplicativo.

Se precisar fazer backup

Se precisar fazer backup das conversas da conta vinculada ao número, então será necessário trocar o número, pois isso transfere os dados e as configurações da sua conta para seu novo número de telefone.

A opção Alterar o Número substitui o número registrado no WhatsApp Business por outro número de telefone. Nesse caso:

  • O histórico de conversas é mantido dentro do aplicativo, mas passa a ficar associado ao novo número. Isso significa que, ao enviar mensagens pelo aplicativo, elas serão enviadas utilizando o novo número, e não mais o número anterior.

  • O número anterior é liberado para posterior integração ao sistema.

Durante o processo, recomenda-se marcar a opção para não notificar os contatos sobre a mudança, evitando comunicações desnecessárias.

Essa alternativa é útil quando se deseja preservar o histórico no aplicativo, mas ainda assim liberar o número original para uso no sistema. Para isso, vá até o WhatsApp > Configurações > Conta > Mudar número. Será necessário esperar por volta de 2h para prosseguir com a integração no sistema.

Para mais informações sobre mudança do número de telefone, consulte: Sobre mudar seu numero de telefone.

Se não precisar fazer backup

Se não precisar fazer backup das conversas – o que vai fazer com que todas as conversas anteriores sejam perdidas –, então será necessário apagar a conta.

O processo de Apagar a Conta remove completamente a conta do WhatsApp Business vinculada ao número de telefone. Ao utilizar essa opção:

  • O aplicativo do WhatsApp Business é resetado.

  • ⚠️Todas as conversas, contatos e histórico armazenados localmente são removidos.

  • O número de telefone é desvinculado do WhatsApp Business, ficando disponível para ser integrado ao sistema.

Essa opção é recomendada quando não há necessidade de manter o histórico de mensagens no aplicativo ou quando o ambiente precisa ser completamente liberado para integração.

Para isso, vá até o WhatsApp > Configurações > Conta > Apagar conta.

Para mais informações sobre exclusão do número de telefone, consulte: Como apagar a sua conta.

Após apagar a conta ou alterar o número

Após liberar o número — seja por apagar a conta ou por alterar o número —, ele já pode ser utilizado no processo de integração com o sistema. Siga para 👉 2.2 Número de telefone não integrado à API Cloud

Caso a integração seja concluída rapidamente, as próximas mensagens enviadas pelos contatos ao número já passarão a aparecer diretamente no sistema, garantindo continuidade no atendimento.


5. Inicie o processo de login

No sistema, acesse a página Configurações > Whatsapp-Api e clique no botão Logar com Facebook.

Quem deve clicar no botão 'Logar com facebook'?

O login com o Facebook (Cadastro Incorporado), para fazer integração automática com o sistema, deve ser realizado por usuários do Facebook que sejam convidados, ou proprietários, de uma Business Manager (BM) do Cliente e que tenham permissão de acesso liberada. Consulte: Associando uma pessoa a uma BM para configurar essas permissões.

Na janela que se abrir, selecione uma conta do Facebook cujo usuário está associado, sendo proprietário ou convidado com permissões liberadas, a Business Manager (BM) que será utilizada nos próximos passos, depois clique no botão Continuar como....

6. Tela de autorização

Esta tela exibe uma janela de autorização da Meta para conectar uma conta comercial à plataforma parceira "LiveChat 360".

O objetivo principal é ativar a integração com a API do WhatsApp Business, permitindo o gerenciamento automatizado e seguro de grandes volumes de mensagens de clientes.

Para finalizar o vínculo entre os serviços e aceitar os termos de uso, o usuário deve clicar no botão azul "Continuar".

7. Selecione o Portfólio Empresarial

Selecione o Portifólio Empresarial (BM). Também há a opção "Criar um portifólio empresarial" caso não tenha atingido o limite de criação de portifólios.

Para selecionar ou criar um portifólio, clique no menu suspenso do "Portifólio empresarial" e selecione a opção desejada.

8. Selecione uma conta do WhatsApp Business

8.1 Se o número de telefone JÁ FOI integrado anteriormente na API Cloud do WhatsApp Business:

Selecione a Conta do WhatsApp Business existente, depois clique em Avançar.

"Teste" é apenas um nome exemplificativo da conta.

Isso ocorre porque, se o número já foi usado em uma integração anterior, ele já está associado a uma Conta do WhatsApp Business na Plataforma. Portanto, em vez de criar uma nova, a etapa correta é selecionar a conta existente.

Depois, 👉 9.1 Telefone integrado anteriormente

8.2 Se o número de telefone NÃO ESTIVER cadastrado na API Cloud e você deseja fazer uma nova integração diretamente na API Cloud do WhatsApp Business:

Você poderá selecionar uma Conta do WhatsApp Business existente (se houver) OU criar uma nova Conta do WhatsApp Business, depois clique em Avançar.

Existe a opção de selecionar uma Conta do WhatsApp Business existente porque é possível gerenciar múltiplos números de telefone em uma única conta.

Criar uma nova Conta do WhatsApp Business

Se tiver sido escolhida a opção de criar uma nova Conta do WhatsApp Business, uma tela adicional surgirá para que sejam informados os dados da empresa:

Depois, 👉 9.2 Integração direta

8.3 Se você deseja manter a COEXISTÊNCIA entre a API Cloud e o WhatsApp Business App:

Você poderá selecionar a opção "Conectar um app do WhatsApp Business", depois clique em Avançar.

Depois, 👉 9.3 Integração com coexistência

9. Escolha do cenário de integração e passos a passos

Identifique qual das 3 situações se aplica ao seu número de telefone e, em seguida, siga o passo a passo da seção correspondente:

9.1 Se o número de telefone JÁ FOI integrado anteriormente na API Cloud do WhatsApp Business

Tendo sido anteriormente selecionada a Conta do WhatsApp Business existente, agora, selecione a opção "Usar um número do WhatsApp novo ou existente".

Depois, selecione o número de telefone no menu suspenso:

Por último, clique em Avançar. Isso levará a tela de 👉 10. Confirmação de acesso

9.2 Se o número de telefone NÃO ESTIVER cadastrado na API Cloud e você deseja fazer uma nova integração diretamente na API Cloud do WhatsApp Business

Tendo sido anteriormente selecionada uma Conta do WhatsApp Business existente (se houver) ou criado uma nova Conta do WhatsApp Business, agora, selecione a opção "Usar um número do WhatsApp novo ou existente".

Depois, informe o prefixo nacional +55 e digite o número de telefone:

Por último, clique em Avançar. Isso o levará a tela de Verificação do Número. Feita a verificação, você será direcionado para a tela de 👉 10. Confirmação de acesso

9.3 Se você deseja manter a COEXISTÊNCIA entre a API Cloud e o WhatsApp Business App

Atenção: em relação a coexistência, leia atentamente a documentação da Meta, em especial ao que se refere às limitações da coexistência e a comparação entre os recursos. Recursos como, por exemplo, a edição e exclusão de mensagens não estarão mais disponíveis no aplicativo do WhatsApp Business APÓS a integração com a API em nuvem.

Tendo sido anteriormente selecionada a opção "Conectar um app do WhatsApp Business", há 3 situações que podem acontecer:

9.3.1 Número vinculado na mesma Business Manager (BM)

Após a integração, o vinculo será automático à Business Manager (BM) selecionada na integração.

Selecione o prefixo nacional +55, insira o número de telefone do WhatsApp Business e clique no botão Avançar.

Realize o passo a passo de verificação que será requisitado. Possivelmente a empresa receberá, no aplicativo do WhatsApp Business, um código QR e instruções para verificar se há novas mensagens no aplicativo.

Depois que a empresa escolher as opções de verificação e escanear o código, será possível concluir o restante do fluxo de Cadastro Incorporado.

Você será direcionado para a tela de 👉 10. Confirmação de acesso

9.3.2 Número NÃO vinculado em NENHUMA Business Manager (BM)

Após a integração, o vinculo será automático à Business Manager (BM) selecionada na integração.

Selecione o prefixo nacional +55, insira o número de telefone do WhatsApp Business e clique no botão Avançar.

Realize o passo a passo de verificação que será requisitado. Possivelmente a empresa receberá, no aplicativo do WhatsApp Business, um código QR e instruções para verificar se há novas mensagens no aplicativo.

Depois que a empresa escolher as opções de verificação e escanear o código, será possível concluir o restante do fluxo de Cadastro Incorporado.

Você será direcionado para a tela de 👉 10. Confirmação de acesso

9.3.3 Número NÃO vinculado na MESMA Business Manager (BM)

Se o número não estiver vinculado a mesma Business Manager (BM) que será utilizada durante o processo de integração na API, então há duas alternativas:

a) Tentar desvincular da Business Manager (BM) atual e conectar na Business Manager (BM) que será registrada a API; entretanto, não há garantia de que esse processo irá funcionar;

b) Fazer o processo de 👉 4. Excluir ou mudar conta, depois o processo de 2.2 Número de telefone não integrado à API Cloud, seguindo os passos para Manter Coexistência entre API Cloud e o WhatsApp Business App.

10. Confirmação de Acessos

Clique no botão Confirmar para compartilhar os acessos necessários. Feito isso, a sua conta será conectada:

11. Conclusão do processo de integração

Clique em Concluir.

Atualizado

Isto foi útil?