✏️Campos customizáveis

A tela de campos customizáveis é responsável por gerenciar informações adicionais que você deseja incluir em um contato.

Nessa página, você encontrará uma listagem de campos customizáveis com as colunas ID, Nome, Tipo e Data de Criação. Cada campo possui um botão de edição para que você possa realizar alterações quando necessário.

Adicionar novos campos: No canto superior direito da tela, há um botão de adicionar mais campos customizáveis.

Ao clicar nesse botão uma janela será aberta permitindo que você preencha dois campos: nome do campo e o tipo de dados que serão inseridos (texto, número, data, imagem, áudio, vídeo, documento).

O campo de nome é case-insensitive, ou seja, tanto faz o uso de maiúscula ou minúscula. Isso significa que, por exemplo, uma variável {empresa} é igual a variável {Empresa} ou {EMPRESA}.

Com a possibilidade de personalizar os campos, você pode incluir informações específicas para o seu negócio, tornando o gerenciamento de contatos mais eficiente e adequado às suas necessidades.

Filtro de busca:

Ao lado do botão de adicionar campos customizáveis há duas formas de filtrar os resultados na listagem: pelo nome do campo e/ou tipo.

Aplicações práticas:

Com a ferramenta de campos customizáveis, você pode, por exemplo, criar um campo denominado 'Cidade' para armazenar informações específicas de um contato. Para fazer isso, basta acessar a página de campos customizáveis e adicionar um novo campo com esse nome.

Em seguida, você pode utilizar esse campo customizável no Fluxo de Conversa. Por exemplo, ao inserir um nó de 'Conteúdo' com o item 'Salvar', é possível perguntar qual é o nome da cidade do contato e selecionar o campo customizável 'Cidade'.

Quando o contato responder à pergunta, o nome será salvo nesse campo customizável.

Usos especiais do campo do tipo Data:

É possível usar variáveis do tipo data de uma forma mais personalizada com a finalidade de trazer dados específicos da respectiva variável.

Os comandos são:

  • {variavel}

  • {variavel}(dia)

  • {variavel}(diaT)

  • {variavel}(mes)

  • {variavel}(mesT)

  • {variavel}(ano)

  • {variavel}(hora)

  • {variavel}(data)

Exemplo prático: se uma variável de data denominada ''Entrevista" tivesse o valor 2024-04-23T18:25:07.540Z, então, os resultados seriam os seguintes ao digitar as variáveis especiais no chat:

• {Entrevista}

23/04/24

• {Entrevista}(dia)

23

• {Entrevista}(diaT) <o T precisa ser maiúsculo>

Sexta-feira

• {Entrevista}(mes)

04

• {Entrevista}(mesT) <o T precisa ser maiúsculo>

Abril

• {Entrevista}(ano)

2024

• {Entrevista}(hora)

18:07

• {Entrevista}(data)

2024-04-23T18:25:07.540Z

Essa é a variável escrita no campo de mensagem.
Essa é a mensagem enviada para o contato.

Vale dizer que tal aplicação não se limita apenas ao chat. Você pode utilizar esse recurso na Fluxo de Conversa ou em qualquer campo do sistema que aceite variáveis.

As variáveis podem ser usadas tanto maiúsculas quanto minúsculas. Ex.: {data} ou {Data}.

Campos customizáveis com valores vazios:

Caso o campo customizável não tenha valor nenhum, as mensagens que forem enviadas aos contatos com tais campos ficarão em branco.

Por exemplo: Se existir um campo customizável chamado "Cidade" e o contato não tiver nenhum valor preenchido no campo, se for enviada a mensagem "Temos uma promoção para {cidade}" ele receberá a mensagem "Temos uma promoção para ".

Outro exemplo, se o um Campo Customizável sem nenhuma valor salvo – ou um campo customizável que não exista – for digitado no chat:

O que será enviado para o cliente é uma mensagem vazia:

Campos customizáveis do Tipo Imagem:

Para inserir uma imagem em um campo customizável do tipo imagem você poderá fazer isso de duas formas:

Pelo item Salvar do nó de Conteúdo.

Para isso, vá até o Fluxo de Conversa e insira um nó de Conteúdo, depois selecione um item de salvar:

No campo 'Salvar em' selecione um campo customizável de imagem:

Informe um texto para o item e salve. Depois disso, quando o contato passar por esse item no fluxo, ele receberá o texto e ao enviar a imagem, ela será anexada como valor do campo customizável.

Pela URL de uma imagem nas configurações do Chat:

Vá até o página do Chat, depois selecione um contato e na coluna de configurações do chat clique em Editar dados dos campos customizáveis.

Na janela que abrir, selecione um campo customizável do tipo imagem:

Depois, insira no campo a URL de uma imagem:

Prontinho!

Uso do campo customizável imagem:

É possível usar a variável do campo customizável do tipo imagem de duas formas. Imagine que o nome do campo customizável seja "imagem", então as formas de uso possíveis seriam:

  • {imagem} A imagem em si (media de imagem) contida na variável será enviada.

  • {imagem}(url) A URL da imagem contida na variável será enviada.

Ao utilizar a variável imagem em outro lugares, como no Fluxo de Conversa, se for utilizada em um campo de texto, a URL da imagem será enviada, se for utilizada em um campo de imagem, a imagem em si é que será enviada.

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