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Nesta página
  • Adicionar Mensagem Template
  • Título da mensagem template:
  • Tipo da mensagem template:
  • Cabeçalho:
  • Texto:
  • Rodapé:
  • Botões:
  • Aprovação da Mensagem Template
  • Valores das Variáveis
  • Inserção de variáveis especiais:
  • Visualização das variáveis na listagem de templates
  • Edição de Mensagens Template
  • Tempo de Recebimento da Mensagem Template
  • Abertura de Sessão

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  1. Administração
  2. Personalização

Mensagem Template

Na sessão de Mensagem Template você poderá criar novas mensagens template para o WhatsApp. Com essas mensagens é possível fazer envios ativos de mensagem para os contatos, ou seja, iniciar a conversa com o contato.

O Facebook exige a utilização de mensagens template para envio ativo de mensagens para os clientes por várias razões:

Qualidade e consistência

Mensagens template garantem que as comunicações sejam claras, consistentes e de alta qualidade. Isso ajuda a manter uma experiência de usuário positiva e uniforme.

Prevenção de Spam

Ao limitar o envio de mensagens ativas a templates aprovados, o Facebook reduz o risco de spam. Isso protege os usuários de receberem mensagens indesejadas e mantém a integridade da plataforma.

Conformidade com Políticas

Mensagens template são revisadas e aprovadas pelo Facebook para garantir que estão em conformidade com suas políticas de comunicação. Isso inclui a verificação de que as mensagens são apropriadas, não abusivas e relevantes para o usuário.

Segurança

A utilização de templates permite uma maior segurança nas comunicações, pois minimiza o risco de mensagens fraudulentas ou enganosas serem enviadas.

Melhor Rastreamento e Relatório

Templates padronizados facilitam o rastreamento e a análise das comunicações, permitindo que as empresas avaliem a eficácia de suas mensagens e ajustem suas estratégias de comunicação conforme necessário.

Experiência de Usuário Melhorada

Com mensagens predefinidas, os usuários sabem o que esperar e podem confiar que as comunicações recebidas são legítimas e pertinentes. Isso melhora a experiência geral do usuário na plataforma.

Adicionar Mensagem Template

Para adicionar uma mensagem template, clique sobre o botão "Adicionar mensagem template", que fica no canto superior direito da página de mensagens template.

Uma janela de configuração das mensagens template irá se abrir.

Os seguintes campos estarão disponíveis para serem preenchidos:

Título da mensagem template:

É o nome que será dado ao modelo de mensagem template que está sendo criado.

Não é permitido usar espaço no título. Você pode usar underline ( _ ), por exemplo: nome_modelo.

É por meio do nome da mensagem template que você poderá, por exemplo, encontrá-la no chat para enviar ao cliente ou, ainda, selecioná-la para enviá-la por meio de um fluxo de conversa ou Transmissão.

Exemplo de mensagem template no chat:

Exemplo de mensagem template no Fluxo de Conversa:

Exemplo de mensagem template na Transmissão:

Tipo da mensagem template:

Se o modelo é uma mensagem de marketing ou de utilidade.

• Marketing: Promoções ou informações sobre sua empresa, produtos ou serviços. Ou qualquer mensagem que não seja relevante ou de autenticação.

Mensagens template de marketing são mais fáceis de serem aprovadas.

• Utilidade: Mensagens sobre uma transação específica, uma conta, um pedido ou uma solicitação de cliente.

A mensagem template de utilidade é mais difícil de ser aprovada pela Meta. Ela é utilizada, em geral, no contexto de continuidade de um atendimento. Por exemplo: uma pessoa entrou em contato pedindo um orçamento, então você pode tentar aprovar uma template para nos casos em que precisar retomar esse contato com o orçamento que foi pedido: "Olá, aqui está o orçamento que requerido", por exemplo.

Houve uma mudança no processo de avaliação das mensagens classificadas como "utilidade". Agora, de forma geral, quando uma mensagem marcada como utilidade é enviada para aprovação e a Meta entende que ela não se enquadra nessa categoria, em vez de rejeitá-la, a mensagem será automaticamente reclassificada como "marketing".

Nesses casos, o e-mail cadastrado na Business Manager (BM) recebe uma notificação informando sobre a alteração da categoria da mensagem, além de um link para contestação, caso o responsável deseje recorrer da decisão.

Cabeçalho:

Adicione um título ou escolha qual tipo de mídia você usará para o cabeçalho da mensagem. Selecione uma das opções: Texto, Imagem, Vídeo ou Documento. Se nenhuma das opções for selecionada, o modelo irá ser criado sem cabeçalho.

Prévia visual da mensagem:

• Sem cabeçalho:

• Com cabeçalho texto:

• Com cabeçalho Imagem:

• Com cabeçalho vídeo:

• Com cabeçalho documento:

Texto:

O texto digitado aqui é o que irá no corpo do modelo de mensagem template. Ex.:

Existe um limite de 1024 caracteres para a mensagem inserida nesse campo.

Atenção: a mensagem, já com os valores das variáveis traduzidos, deve ter no máximo 1024 caracteres. Isso significa que a versão final recebida pelo cliente não pode ultrapassar esse limite.

Portanto, ao criar o template, é essencial considerar o espaço que as variáveis ocuparão na mensagem após a conversão.

Rodapé:

Adicione opcionalmente uma pequena linha de texto na parte inferior do seu modelo de mensagem.

Atente-se que ao adicionar um botão "não receber anúncio" esse campo é preenchido automaticamente com "Não tem interesse? Toque em "Não receber anúncios".

Você pode apagar ou mudar essa mensagem se quiser.

Botões:

Crie botões para os clientes responderem à sua mensagem ou executarem alguma ação.

Se você adicionar mais de 3 botões, eles aparecerão em uma lista.

Devido uma limitação da Meta, as mensagens templates com mais de três botões não aparecem no WhatsApp Web, só podem ser visualizadas no WhatsApp no celular.

Por isso, quando mais de três botões são adicionados à mensagem template, um texto surge avisando dessa limitação.

Mensagens template com mais de 3 botões aparecem assim no navegador:

É possível adicionar apenas um total de 10 botões, sendo que há botões que possuem uma limitação específica: personalizado (máximo dez botões) parar promoções (máximo um botão), acessar site (máximo dois botões), e ligar (máximo um botão).

• Personalizado: crie um botão com o nome que desejar.

No fluxo de conversa, você pode utilizar a Ação de salvar última mensagem para registrar o botão selecionado pelo contato.

Isso permite, por exemplo, criar um fluxo personalizado, conforme a opção selecionado pelo cliente.

• Não receber anúncios: quando o contato seleciona esse botão, ele é marcado para não mais receber Transmissões. Isso quer dizer que o contato não será listado como contato na listagem de Transmissões.

Caso o contato esteja marcado para não receber mensagens de Transmissão, ainda é possível mandar e receber mensagens pelo Chat normalmente, ou seja, o contato apenas não receberá as mensagens de Transmissões.

Caso o contato seja excluído e incluído novamente no sistema, ele voltará a receber Transmissões.

Ao adicionar o botão "não receber anúncio", caso o campo do rodapé não esteja preenchido, ele é preenchido automaticamente com "Não tem interesse? Toque em "Não receber anúncios".

Você pode apagar ou mudar essa mensagem se quiser.

Os contatos que selecionarem a opção de não receberem mais anúncio terão o botão de transmissão desativado na página de Chat.

O botão na tela de Contatos também irá aparecer desativado.

É possível ativar a Transmissão para um contato específica clicando manualmente sobre o botão desativado, tanto na tela de Chat quanto na de Contato.

• Acessar site: crie um botão com um nome específico e que irá redirecionar o contato para um site que for indicado no campo de URL.

• Ligação: crie um botão com um nome específico e que irá redirecionar o contato para uma ligação.

• Copiar código de oferta: crie um botão com um código de oferta que será copiado ao clicar sobre ele.

Aprovação da Mensagem Template

Depois de configurado a mensagem template, clique no botão Envia para aprovação.

Isso fará com que a sua mensagem seja mandada para aprovação da Meta.

O prazo de aprovação das mensagens template pela Meta é de 7 dias. Entretanto, nos últimos tempos elas tem sido aprovadas em segundos. Mas tenha sempre em vista que o prazo oficial são 7 dias e se planeje tendo em vista isso.

Quando sua mensagem for aprovada, ela aparecerá na listagem de Mensagens Template como aprovada.

Valores das Variáveis

É possível utilizar variáveis (campos customizáveis e campos do sistema) dentro do campo de texto nas mensagens template.

Dessa forma, é possível enviar uma mensagem template com uma informação já salva em algum campo customizável ou de sistema. Por exemplo, enviar uma mensagem template com o nome do contato.

Caso o campo customizável ou de sistema não tenha nenhum valor, o espaço na mensagem que seria inserido o valor ficará vazio.

Por exemplo:

• Não perca essa promoção para a cidade de {cidade}.

Se o campo customizável {cidade} estiver preenchido com "São Paulo", o cliente irá receber:

• Não perca essa promoção para a cidade de São Paulo.

Se o campo customizável {cidade} não estiver preenchido, o cliente irá receber:

• Não perca essa promoção para a cidade de .

Inserção de variáveis especiais:

Nesse caso, ao utilizar tais variáveis na montagem das mensagens template, a formatação deverá ser ligeiramente diferente.

Por exemplo, ao invés de escrever a variável dessa forma {nascimento}(dia), a variável deverá ser escrita {nascimento(data)}.

Atenção: nas mensagens template com variáveis, o conteúdo do parêntese precisa estar dentro das chaves da variável. Não insira espaço antes ou depois dos parênteses.

Visualização das variáveis na listagem de templates

Caso no texto da mensagem template for utilizada alguma variável, os seus respectivos valores correspondentes aparecerão na listagem de mensagens template na coluna Valores das variáveis:

No Chat, os nomes das variáveis irão ser mostrados também:

Não há limite de variáveis na mensagem template. Entretanto, para aprovação, é verificado se, por exemplo, o modelo contém muitos parâmetros variáveis em relação ao tamanho da mensagem, pois nesses casos, a IA da Meta não consegue caracterizar o contexto.

Se o modelo não for aprovado, você precisa diminuir o número de parâmetros variáveis ou aumentar o tamanho da mensagem.

Atenção: a mensagem que for enviada após a conversão das variáveis em seus valores (por exemplo, após a conversão da variável {nome} em 'Carlos Roberto') precisa respeitar o limite de 1024 caracteres.

Isso significa, portanto, que o melhor a se fazer é analisar a mensagem template criada e formatá-la com a finalidade de que o número de caracteres da mensagem que o cliente irá receber, já considerando a conversão dos possíveis valores das variáveis no texto, seja de no máximo 1024 caracteres.

Se o texto possui, por exemplo, 1000 caracteres, a conversão de todas as variáveis do texto não poderá somar mais do que 24 caracteres (que é o valor de 1024 menos 1000); se o texto possui, por exemplo, 500 caracteres, a conversão de todas as variáveis do texto não poderá somar mais do que formar um texto maior do que 524 caracteres (que é o valor de 1024 menos 500).

Edição de Mensagens Template

É possível fazer a edição das Mensagens Template diretamente pela Meta. Ao realizar tais alterações na Meta, isso irá refletir também na atualização das informação no sistema, inclusive visualmente.

Tempo de Recebimento da Mensagem Template

O envio da Mensagem Template pode demorar um pouco até chegar ao contato. Normalmente, esse tempo varia de 1 segundo a 10 segundos. No entanto, em situações excepcionalíssimas, a mensagem pode levar cerca de 2 minutos máximos para chegar ao contato. Esse tempo de envio é determinado pela própria Meta e não pelo nosso sistema.

Abertura de Sessão

Quando uma Mensagem Template é enviada, inicia-se uma sessão que permite a comunicação dentro de determinados parâmetros. Durante essa sessão, apenas mensagens template podem ser enviadas livremente – desde que sejam da mesma categoria –, sem custo adicional, até que o contato responda à mensagem.

No caso do WhatsApp, a sessão tem duração de 24 horas, contadas a partir do envio da primeira Mensagem Template. Dentro desse período, é possível enviar quantas mensagens template desejar ao contato, sem encargos adicionais. Entretanto, a mensagem template precisa ser da mesma categoria (categorias: marketing e utilidade), do contrario, se for enviada uma mensagem template de outra categoria, será cobrada a nova categoria também, podendo, então, enviar mensagens template de ambas as categorias sem novas cobranças até completar as 24h da primeira mensagem.

Não é possível enviar mensagens que não sejam templates até que o contato tenha respondido à mensagem inicial.

Essas regras da Meta garantem um uso eficiente e controlado das mensagens, permitindo uma interação fluída e relevante com os contatos.

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Atualizado há 29 dias

Isto foi útil?

É possível utilizar variáveis de campos customizáveis: .

Alguns tipos de variáves possuem usos especial, como é o caso, por exemplo, das variáveis do tipo data: .

🎨
✅
valores das variáveis
Usos especiais do campo do tipo Data
Botão "Adicionar mensagem template" no canto superior direito.
Nesse caso, "Não perca essa oportunidade!" é o texto que foi inserido no campo do rodapé.
Modelo com mais de 3 botões.
O botão do exemplo possui o texto como "Google" e a URL "www.google.com.br".
O botão do exemplo possui o texto como "Contato" e um telefone especifica.
Observe que o código de oferta não é mostrado, podendo ser apenas copiado ao clicar sobre o botão.