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Nesta página
  • Listagem de Transmissões:
  • Criar Uma Nova Transmissão:
  • Nome da Transmissão
  • Data para Execução
  • Mensagem a ser enviada
  • Recorrência
  • Fluxo de Conversa
  • Tempo máximo para a ativação do Fluxo
  • Condições
  • Contatos devem ser filtrados conforme a condição
  • Enviar se
  • Tipo de condições
  • Adicionar as seguintes etiquetas
  • Remover etiquetas
  • Adicionar a uma etapa do funil
  • Gerenciar Transmissão:
  • Editar Transmissões:
  • Executando a Transmissão Antes do Prazo:
  • Baixando Relatório de Transmissão:
  • Excluir ou Finalizar Transmissão:
  • Contatos marcados com Transmissão desativada:
  • Observações Gerais Sobre as Transmissões:

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  1. Administração

Transmissão

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Atualizado há 2 meses

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Na tela de Transmissão é possível visualizar a listagem de transmissões configuradas e, além disso, cadastrar e realizar o disparo em massa de mensagens pré-definidas a todos ou alguns dos contatos já cadastrados no sistema.

O menu de Transmissão estará disponível exclusivamente para os clientes que possuírem um plano com acesso ao WhatsApp, pois somente é viável realizar transmissões para os contatos através deste tipo de canal.

Além disso, é necessário que o plano do cliente inclua não apenas o acesso ao WhatsApp, mas também a opção de Transmissão.

Em outras palavras, para acessar o menu de Transmissão, o plano do cliente deve ter tanto o WhatsApp quanto a Transmissão ativados.

Caso contrário, se essas condições não estiverem configuradas no plano do cliente, o acesso à Transmissão não será possível, uma vez que o menu não será exibido na coluna esquerda."

Listagem de Transmissões:

A tabela da listagem de transmissões possui as seguintes colunas:

  • ID: O ID único da transmissão.

  • Nome: O nome da transmissão.

  • Contatos: é a quantidade de contatos que receberá a mensagem da transmissão. Essa quantidade de contatos irá variar de acordo com as condições cadastradas em cada uma das transmissões, ou seja, se a condição configurada abranger, por exemplo, todos os contatos, então todos os contatos receberão a mensagem, se abranger apenas alguns contatos, apenas estes receberão.

O número de contatos que receberão a transmissão pode mudar, isso porque um instante antes de iniciar a transmissão, o sistema revalida os contatos e as condições estabelecidas inicialmente.

Isso quer dizer que se um contato for excluído ou perder alguma das condições que fizeram ele ser listado na transmissão (ex.: uma etiqueta, um campo customizável etc.), esse contato não receberá a mensagem da transmissão.

  • Enviadas: é a quantidade de contatos que já foi enviada a mensagem da transmissão.

Se a transmissão for marcada com status "Finalizada" e a quantidade de mensagens enviadas for menor do que a quantidade de contatos, isso significa que houveram falhas de envio das mensagens.

As falhas mais comuns são:

• 131026 - Message undeliverable. Nos casos, por exemplo, em que o número de telefone do destinatário não está registrado no WhatsApp.

• 130472 - User's number is part of an experiment. Nos casos em que a mensagem não foi enviada como parte de um experimento da Meta. Em outras transmissões o contato poderá, a critério da Meta, receber a mensagem.

• 131048 - Spam Rate limit hit. Falha ao enviar a mensagem devido a um limite de envios que podem ser feitos deste número de telefone. É possível que muitas mensagens anteriores tenham sido bloqueadas ou marcadas como spam.

Atenção: monitore constantemente a classificação de qualidade, que é baseada em como as mensagens foram recebidas pelos destinatários nos últimos 7 dias e é ponderada pela mais recente. Ela é determinada por uma combinação de sinais de qualidade das conversas entre empresas e usuários. Os exemplos incluem sinais de feedback do usuário, como bloqueios, denúncias e os motivos que os usuários fornecem quando bloqueiam uma empresa.

Seguindo as orientações abaixo, é possível acompanhar o status e qualidade do número, evitando riscos de banimento e possibilitando melhorar o nível de qualidade das conversas.

  • Recebidas: é a quantidade de contatos que já receberam a mensagem da transmissão.

  • Lidas: é a quantidade de contatos que leram a mensagem da transmissão (o contato precisa estar com a permissão de leitura ativada para que esse dado seja registrado).

Quando uma transmissão é realizada, caso o contato que for receber a mensagem tenha desativado a confirmação de leitura do WhatsApp (WhatsApp > Configurações > Privacidade > Confirmações de Leitura), a coluna 'Lidas' não irá registrar a leitura da mensagem enviada. Entretanto, se o contato responder a mensagem, além do registro de mensagem respondida, a leitura da mensagem também será registrada.

  • Respondidas: é a quantidade de contatos que responderam a mensagem da transmissão.

Tanto os contatos que clicaram em um botão ou que, mesmo havendo ou não um botão, enviaram alguma mensagem, entram na contagem de mensagens respondidas, independentemente do contato ser direcionado depois para outra interação ou fluxo.

No relatório da transmissão, quando um contato seleciona o botão 'Não receber anúncios', aparece a descrição "Desativou transmissão" na coluna Observação.

  • Data de criação: é a data da criação da transmissão no sistema.

  • Status: o status atual da transmissão ("Pendente", quando a transmissão ainda não foi iniciada; "Em andamento", quando a transmissão está sendo executada; "Pausada", quando a transmissão tiver sido pausada antes de sua conclusão; "Finalizada", quando a transmissão já foi realizada para todos os contatos configurados; "Falhou", quando a transmissão, por algum motivo, falhar antes de ser iniciada; "Envio incompleto", quando no meio da transmissão houver uma falha).

Quando a transmissão falhar, seja antes de iniciar a transmissão (Falhou) ou seja depois de iniciar as transmissões (Envio incompleto), mantenha o mouse sobre o status para saber o motivo da falha.

O status da transmissão pode levar um tempo para atualizar, visto que a resposta da Meta pode demorar a retornar. Além disso, as informações de status na tela só são renovadas quando a página é recarregada.

  • Data de execução: é a data agendada para a execução da transmissão.

  • Configurações: para acessar as configurações da Transmissão selecionada.

  • Excluir: opção de exclusão de transmissões que ainda não foram executadas.

Criar Uma Nova Transmissão:

Para criar um nova transmissão você deve clicar no botão "Criar transmissão" localizado no canto superior direito da tela de Transmissão.

Após clicar no botão, uma janela de configurações será aberta.

As seguintes informações estarão disponíveis para serem preenchidas:

Nome da Transmissão

Nome da transmissão: insira o nome que você quiser dar para a transmissão que será criada.

Data para Execução

Data para execução: selecione data e hora em que o sistema irá fazer o disparo das mensagens. Caso não seja selecionada nenhuma data, a transmissão será realizada assim que for salva.

Mensagem a ser enviada

Mensagem a ser enviada: selecione na listagem a mensagem template que você deseja enviar para os contatos.

Para o envio em massa de mensagens é permitido apenas o envio de mensagens template previamente aprovadas pela META. Para configurar mensagens template, vá até o menu "Personalizações", depois selecione "Mensagem template".

Recorrência

Recorrência: ao selecionar uma das opões de recorrência desse campo, a Transmissão irá passar a ser recorrente, conforme a opção selecionada.

Criada a Transmissão, ela será executada na data e hora da execução configurada (ou quando o botão "Executar transmissão" for apertado).

Ao mesmo tempo em que a Transmissão é executada na data e hora configurada, a próxima Transmissão é criada automaticamente (e será exibida dentro da Transmissão inicial criada) conforme a regra de recorrência configurada – se, por exemplo, uma Transmissão com recorrência diária é criada e executada hoje, ao ser executada ela cria a de amanhã.

Vale dizer que a Transmissão recorrente aparecerá com zero contatos, pois será criada e executada com os contatos do momento da execução, e não do momento da criação.<Essa regra irá mudar na próxima atualização do sistema, pois respeitará a regra configurada no campo 'Contatos devem ser filtrados conforme a condição'>

Regras para Edição de Transmissão Recorrente:

Edição sem Alterar a Data de Execução:


Se uma Transmissão recorrente for editada e alterada (sem alterar a data de execução), por exemplo, de semanal para mensal, então o sistema irá deletar a Transmissão criada por meio da recorrência anterior (e que ainda não foi executada – ou seja, que está com status pendente) e irá criar uma nova Transmissão recorrente com base nas novas configurações.

Tome como exemplo a seguinte Transmissão diária:

Se no mesmo dia de sua criação for alterada para semanal, ficaria assim:

No caso de redução da recorrência (por exemplo, de mensal para diária; ou de semanal para diária; ou de mensal para semanal), o sistema irá calcular qual a próxima recorrência possível.

Por exemplo, imagine que no sistema existe uma Transmissão agendada para ocorrer mensalmente no dia 5 de cada mês, às 15h. Se eu editar essa Transmissão para que ocorra diariamente, e hoje é dia 10/03, às 15h, o sistema tomará duas decisões diferentes a dependendo do horário em que a edição é feita.

Se o horário atual ainda não passou do horário agendado para a Transmissão (o que é verdade neste caso, já que a próxima Transmissão seria apenas no dia 05/04, às 15h), o sistema criará uma nova Transmissão para o dia 10/03, às 15h (pois o sistema irá conferir desde a data de execução – 05/03, às 15h – qual o próximo dia que ainda não passou e que dá para transmitir).

Por outro lado, se o horário atual já passou do horário agendado (o que ocorreria se, por exemplo, a Transmissão que está sendo editada estivesse agendada para o dia 10/03, às 14h), o sistema criará a Transmissão recorrente para ser executada no dia seguinte, ou seja, dia 11/03, às 15h.

Cálculo realizado na Edição de uma Transmissão Recorrente:

O dia e hora da data de execução é maior que o dia e hora da data em que a edição está sendo realizada?

  • Se sim, então gera uma Transmissão para a data configurada.

  • Se não, então adiciona dias até encontrar um dia válido.

Exemplo, se hoje é dia 20/01, às 17h e há uma Transmissão com recorrência semanal (7 dias) com data de execução no dia 10/01, às 17h, então a Transmissão recorrente estaria marcada para o dia 17/01, às 17h (que é 7 dias desde o dia 10/01, , às 17h), mas como esse dia e hora (17/01, às 17h) é antes do dia e hora de hoje (17/01, data e hora de execução da Transmissão, é anterior ao dia e hora de hoje, 20/01), será acrescentado mais 7 dias (17/01 + 7 dias), o que dará dia 24/01, às 17h como data de execução da próxima Transmissão.

Edição Alterando a Data de Execução:


Entretanto, se mudasse a data de execução também, ela mudaria a data de execução pendente para a nova data selecionada, depois, quando fosse executada, aplicaria a regra semanal na Transmissão recorrente que seria criada automaticamente:

Opções de Recorrência:

  • Diária: a Transmissão irá se repetir diariamente.

  • Semanal: a Transmissão irá se repetir semanalmente, ou seja, se a data de execução da Transmissão foi configurada, por exemplo, para 01/02/2024, a próxima Transmissão irá ocorrer 7 dias depois, dia 08/02/2024. Após a primeira execução, o sistema ira gerar uma nova Transmissão automaticamente para daqui 7 dias. Entretanto, se antes da nova Transmissão você alterar a data de execução da Transmissão, a nova data de execução da Transmissão será a data alterada, sendo que a Transmissão que será criada automaticamente após a nova Transmissão será contada a partir dessa nova data.

• Mensal: a Transmissão irá se repetir mensalmente, ou seja, se a data de execução da Transmissão foi configurada, por exemplo, para 21/03/2024, a próxima Transmissão irá ocorrer no dia 21/04/2024.

Informações Gerais sobre Recorrência:

  • É possível editar uma Transmissão com recorrência, mesmo que ela já tenha sido disparada; entretanto, as alterações irão valer apenas para as Transmissões seguintes. Lembrando que ao alterar a data de execução da Transmissão, se houver alguma transmissão recorrente pendente agendada, ela irá ser substituída pela alteração feita.

  • As transmissões salvas atualizam o número de contatos; já as transmissões geradas automaticamente só atualizam o número de contatos no momento da transmissão.

  • Cada Transmissão recorrente possui o seu relatório.

  • Quando a Transmissão recorrente é salva novamente em uma edição, o número de contatos da recorrência são atualizados também. <Essa regra irá mudar na próxima atualização do sistema, pois respeitará a regra configurada no campo 'Contatos devem ser filtrados conforme a condição'> Isso quer dizer que, nesse momento, uma forma de descobrir quais são os contatos de uma recorrência que foi criada automaticamente e veio com zero contatos é clicar em 'Salvar transmissão'. Mas lembre-se que atualmente a mensagem será enviada apenas aos contatos que atenderem a regra de condições no momento da execução da Transmissão.

  • Não é possível adicionar recorrência a Transmissões que foram configuradas sem recorrência.

Fluxo de Conversa

Fluxo de conversa: caso deseje, você pode selecionar um fluxo no qual o contato que recebeu uma mensagem irá cair se ele responder a mensagem enviada pela Transmissão.

Atenção: se o contato estiver com uma conversa aberta, com um departamento atribuído ou com um agente atribuído, ou vir a entrar nessas condições antes de responder a mensagem da Transmissão, ele receberá a mensagem de Transmissão, mas não será direcionado para o fluxo de conversa da Transmissão, ele permanecerá no estado em que está.

• Para saber quais contatos estão com uma conversa aberta ou um departamento atribuído, vá até o menu "Chat" e selecione "Chats abertos".

Lembre-se que é possível abrir uma conversa com o contato por meio de um nó de ação no fluxo de conversa:

• Para saber quais contatos estão com um agente atribuído, vá até o menu "Chat" e selecione "Em atendimento".

Tempo máximo para a ativação do Fluxo

Tempo máximo para a ativação de fluxo: tempo em horas que o fluxo selecionado acima irá ficar ativo após o recebimento da mensagem pelo contato. Ex.: se no campo estiver marcado 5h, então o contato que responder a mensagem enviada pela Transmissão em menos de 5h irá cair no fluxo selecionado. Caso este campo não esteja marcado e tenha sido selecionado um fluxo de conversa para o contato ser direcionado, o tempo máximo para a ativação do fluxo será indeterminado, ou seja, não importa quando o contato mandar a mensagem – desde que o contato não entre em atendimento antes –, ele será direcionado para o fluxo de conversa selecionado na Transmissão.

Vale dizer que se o contato estiver com um atendimento aberto junto ao atendente, ele não irá receber o fluxo da Transmissão, apenas a mensagem template.

Condições

Condições: selecione quais serão as condições que os contatos precisarão ter para receberem a mensagem da transmissão. Os contatos que receberão a mensagem precisam atender aos critérios das condições selecionadas.

Contatos devem ser filtrados conforme a condição

Contatos devem ser filtrados conforme a condição: aqui será configurado o momento em que os contatos que receberão a Transmissão serão filtrados de acordo com as condições selecionadas posteriormente.

• Agora, ao salvar a Transmissão, e na hora da execução da Transmissão: ao selecionar essa opção, o sistema irá verificar se os contatos atendem às condições configuradas no momento em que a Transmissão for salva, bem como pouco antes da execução da transmissão.

Por exemplo: se o Contato 1 atender às condições definidas no momento em que a Transmissão for salva, ele será incluído na lista de contatos elegíveis para receber a Transmissão. No entanto, se na hora da Transmissão o contato não mais atender às condições previamente definidas, ele será removido da lista de Transmissão e não a receberá.

• Agora, ao salvar a Transmissão: ao selecionar essa opção, o sistema irá verificar se os contatos atendem às condições configuradas apenas no momento em que a Transmissão for salva.

Por exemplo: se o Contato 1 atender às condições definidas no momento em que a Transmissão for salva, ele será incluído na lista de contatos elegíveis para receber a Transmissão. E se na hora da Transmissão o contato não mais atender às condições previamente definidas, ainda assim ele continuará na lista de Transmissão e a receberá.

• Na gora da execução da Transmissão: ao selecionar essa opção, o sistema irá verificar se os contatos atendem às condições configuradas apenas no momento em que a Transmissão for executada. Enquanto a execução da Transmissão não iniciar, o número de contatos será zero:

Por exemplo: se o Contato 1 atender às condições definidas no momento em que a Transmissão for salva, ainda assim ele não será incluído na lista de contatos elegíveis para receber a Transmissão. Ele irá receber a Transmissão apenas se na hora da Transmissão ele estiver atendendo às condições previamente definidas.

Enviar se

Enviar se: regra que as condições que serão selecionadas precisam atender: "Todas as condições forem verdadeiras", ou seja, todas as condições que forem selecionadas precisam ser verdadeiras, ou "Pelo menos uma condição for verdadeira", isto é, ao menos uma das condições selecionadas precisa ser verdadeira.

Tipo de condições

Tipo de condições: selecione qual será o tipo de condição que será levada em conta para selecionar os contatos que receberão a mensagem. Esses são os tipos de condições disponíveis: "Campo", "Campo do sistema", "Etiqueta", "DDD". Após selecionar o tipo de condição, clique no botão "Adicionar condição".

Um pouco mais sobre Tipos de Condições:

• Campo: são os 'campos customizáveis' e que podem ser editados no menu "Configurações" > "Campos customizáveis".

Após selecionar esse tipo de condição é preciso selecionar qual o campo customizável você deseja e qual a condição lógica que ele precisa atender:

• Possui informação no campo, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que possuam o campo customizável que foi escolhido.

• Não possui informação no campo, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que não possuam o campo customizável que foi escolhido.

• Contém, depois informar o valor que deseja que contenha, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que contenham determinado valor informado no campo customizável que foi escolhido.

• Não contém, depois informar o valor que deseja que não contenha, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que não contenham determinado valor informado no campo customizável que foi escolhido.

• É, depois informar o valor que deseja que seja, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles cujo campo customizável escolhido seja um com o valor informado.

• Não é, depois informar o valor que deseja que não seja, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles cujo campo customizável escolhido não seja um com o valor informado.

• Campo do sistema: são os campos reservados do sistema para o registro de algumas informações importantes do contato.

Lembrando que as informações de tais campos podem ser editadas no menu "Chat" ao selecionar o contato e ir até configurações:

Após selecionar esse tipo de condição é preciso selecionar qual campo do sistema você deseja: Nome, CPF, RG, Código ou E-mail. Lembre-se que o CPF pode ser inserido tanto com a pontuação (000.000.009-00) quanto sem a pontuação (00000000000).

Feita a seleção do campo do sistema, selecione a condição lógica a ser respondida:

• Possui informação no campo, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que possuam o campo do sistema que foi escolhido.

• Não possui informação no campo, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que não possuam o campo do sistema que foi escolhido.

• Contém, depois informar o valor que deseja que contenha, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que contenham determinado valor informado no campo do sistema que foi escolhido.

• Não contém, depois informar o valor que deseja que não contenha, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que não contenham determinado valor informado no campo do sistema que foi escolhido.

• É, depois informar o valor que deseja que seja, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles cujo campo do sistema escolhido seja um com o valor informado.

• Não é, depois informar o valor que deseja que não seja, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles cujo campo do sistema escolhido não seja um com o valor informado.

• Etiqueta: são as etiquetas configuradas no sistema e que podem ser editados no menu "Configurações" > "Etiquetas".

Após selecionar esse tipo de condição é preciso selecionar qual etiqueta você deseja.

Feita a seleção da etiqueta, selecione o operador lógico a ser respondido:

• Possui a etiqueta, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que possuam a etiqueta que foi escolhida.

• Não possui a etiqueta, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles que não possuam a etiqueta que foi escolhida.

• DDD: é o código DDD do número de telefone do contato.

Após selecionar esse tipo de condição é preciso informar no campo "DDD", que irá surgir, qual o DDD que você deseja inserir na condição. Você pode informar o DDD tanto com zero na frente (021) quanto sem o zero (21), ambos irão responder da mesma forma.

Informado qual será o DDD, selecione o operador lógico a ser respondido:

• É, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles cujo o DDD seja um com o valor informado.

• Não é, depois informar o valor que deseja que não seja, quando você quer que os contatos que receberão a mensagem sejam aqueles cujo DDD não seja um com o valor informado.

Para saber se um contato específico atende uma determinada condição, você pode visualizar as informações nas configurações do contato pelo menu "Chat":

Ou, ainda, pelo menu "Contatos":

É possível adicionar mais de uma condição.

Conforme as condições vão sendo adicionadas, mais restritiva pode ficar a quantidade de contatos na transmissão, visto que o número de contatos que podem atender às condições informadas pode vir a ser muito pequeno.

Adicionar as seguintes etiquetas

Adicionar as seguintes etiquetas: ao selecionar uma ou mais etiquetas, elas serão inseridas aos contatos que receberem a mensagem da Transmissão.

Não é preciso que o contato responda a mensagem template para adicionar as etiquetas, basta receber a mensagem.

Remover etiquetas

Remover etiquetas: ao selecionar uma ou mais etiquetas, elas serão removidas dos contatos que receberem a mensagem da Transmissão e que tinham tais etiquetas. Se alguma das etiquetas o contato não tiver, nada irá acontecer; ou seja, apenas as etiquetas que o contato tiver serão removidas.

Não é preciso que o contato responda a mensagem template para remover as etiquetas, basta receber a mensagem.

Adicionar a uma etapa do funil

Adicionar a uma etapa do funil: nos contatos que receberem a mensagem da Transmissão, é possível inserir o contato em um funil ao selecionar nesse campo um funil, um status dentro deste funil e se sobrescreve ou não o status posterior.

Ao selecionar um funil, dois novos campos são apresentados para serem selecionados:

• Status: selecione em qual status do funil o contato será inserido.

• Sobrescrever status posterior: caso o contato já esteja no funil em um status posterior ao que está sendo selecionado na transmissão, se for selecionado "não", ele não irá reposicionar o contato no funil; caso seja selecionado "sim", ele irá reposicionar o contato no contato selecionado, mesmo que seja um status anterior ao que estava antes.

* Isso é relevante, dado que se o contato estava em um status mais avançado no funil, ele dificilmente iria regredir nos status do funil.

Em resumo:

• Sim: Atualizar o status do contato independente da etapa atual.

• Não: Atualizar o status do contato apenas para etapa futura.

Não é preciso que o contato responda a mensagem template para adicionar o contato a um funil, basta receber a mensagem.

Feitas as configurações, basta clicar no botão "Salvar Transmissão".

Gerenciar Transmissão:

Cada transmissão possui um botão de "Gerenciar".

Por meio desse botão é possível visualizar as configurações da Transmissão, editar algumas informações, executar a Transmissão antes do prazo configurado e pausar uma Transmissão em andamento.

Além disso, é possível baixar relatório de contatos da Transmissão.

Editar Transmissões:

Antes de iniciar uma transmissão é possível fazer a edição desta.

Para isso, na listagem de transmissões, clique em "Gerenciar", faça as alterações desejadas na transmissão e, por último, clique em "Salvar transmissão".

Lembre-se que não é possível editar transmissões que já foram executadas.

Quando uma transmissão é editada, os dados na Listagem de Transmissões, como o nome da transmissão, o número de contatos na transmissão e a data de execução da transmissão, são atualizados.

Executando a Transmissão Antes do Prazo:

Na página de Transmissão, encontre a transmissão desejada na listagem e clique no botão "Gerenciar".

Na janela que abrir, na parte inferir, clique no botão "Executar transmissão".

Uma mensagem irá surgir perguntando "Tem certeza que deseja executar essa transmissão?".

Clique em "Sim" para iniciar o envio das mensagens para os contatos da transmissão. Uma mensagem surgirá informando que a transmissão está sendo executada:

Nesse momento o status da transmissão irá ser alterado de "Pendente" para "Em andamento".

Enquanto a transmissão estiver em andamento, as mensagens estarão sendo enviadas para os contatos. Quando todos os contatos receberem as mensagens, o status da transmissão irá alterar automaticamente para "Finalizada" (talvez tenha que recarregar a página para visualizar a alteração do status).

A data inicial agendada para a transmissão irá ser alterada automaticamente para a data do dia efetivo da execução.

Você pode encontrar a "Data da Execução" em uma das colunas da listagem de transmissões.

Vale dizer que após o início da transmissão essa data não pode ser mais alterada.

Pausar a Transmissão:

Enquanto a transmissão é executada é possível pausar a transmissão. Basta clicar no botão "Gerenciar" e depois em "Pausar transmissão".

Irá surgir uma janela perguntando "Tem certeza que deseja pausar essa transmissão?":

Ao clicar em "Sim" irá surgir uma mensagem informando que a transmissão foi pausada:

Além disso, o status da transmissão será alterado para "Pausado":

Caso queira retomar a transmissão de onde ela parou, basta clicar em "Continuar transmissão":

Baixando Relatório de Transmissão:

Ao final da janela de gerenciamento de transmissão há um botão para baixar o relatório das transmissões que já tiverem sido salvas.

Não é possível saber quais contatos receberão as mensagens da transmissão antes desta estar salva. Apenas após salvar a transmissão é que é possível baixar o relatório com a listagem de contatos contemplados na transmissão.

Por meio desse relatório é possível, antes da efetiva transmissão, visualizar todos os contatos que receberão a mensagem configurada.

Além disso, durante a transmissão em si, e após também, é possível visualizar na coluna status em que fase da transmissão cada contato está.

A sequência das fases de transmissão de um contato é: Pendente > Enviada > Recebida > Visualizada > Respondida.

• Pendente: a mensagem ainda não foi enviada ao contato.

• Enviada: a mensagem foi enviada ao contato.

• Recebida: a mensagem enviada foi recebida pelo contato.

• Visualizada: a mensagem recebida foi visualizada pelo contato.

• Respondida: a mensagem visualizada foi respondida pelo contato.

Vale dizer também que o relatório também traz observações sobre eventuais falhas que possam ter ocorrido na transmissão.

Excluir ou Finalizar Transmissão:

Toda transmissão com status "Pendente" possui um botão de "Excluir" na listagem de transmissões. Em outros status, o botão de excluir não está disponível, ou seja, apenas transmissões que ainda não foram iniciadas é que podem ser excluídas.

Caso o usuário inicie uma transmissão e queira finalizá-la antes do término, ele pode fazer o seguinte processo: na listagem de transmissões, acessar o botão "Gerenciar", depois clicar em "Pausar transmissão" e, por último, clicar no botão "Finalizar Transmissão", que irá surgir automaticamente assim que a transmissão for pausada.

Vale apontar que Transmissões com o status 'Finalizada' não podem mais ser editadas.

Contatos marcados com Transmissão desativada:

Caso o contato esteja com o botão de Transmissão desativado, ele não receberá nenhum tipo de Transmissão. Será possível apenas conversar com ele pelo Chat.

As transmissões para um determinado contato podem ser ativadas ou desativadas manualmente pela tela do Chat e pela de Contato, basta clicar sobre o botão.

É possível, também, desativar (apenas desativar) uma transmissão com o contato selecionando o botão "Não receber anúncios" de uma mensagem template que o contenha.

Observações Gerais Sobre as Transmissões:

  • Contatos excluídos do sistema não recebem Transmissão. Lembre-se que é possível excluir um contato pela página de Contatos.

  • Os descontos de números de sessões nas Transmissões levam em conta o disparo das mensagens, e não a entrega. Isso significa que o desconto de sessões é feito pelo sistema por disparo em contatos sem sessão aberta. O número possui sessão aberta? Sim: Não desconta sessão; Não: Desconta sessão.

Para acompanhar os contatos que tiveram falha no envio, baixe o , depois, na listagem do relatório, filtre apenas as mensagens que possuem status de falha.

Para consultar todos os códigos e motivos de falha, consulte: .

Para monitorar a qualidade das suas mensagens, acesse:

Em é possível acompanhar a qualidade das Mensagens Template.

Para mais informações sobre o monitoramento da Política da Plataforma do WhatsApp Business, acesse: .

Para mais informações sobre a classificação por qualidade do seu número de telefone do WhatsApp Business: .

Desativou ?: é a quantidade de contatos que clicaram no botão 'Não receber anúncios' das mensagens templates que possuem esse botão, e, por isso, desativaram a transmissão de mensagens. Para mais informações sobre o botão, vide: > Não receber anúncios.

Para enter o motivo de alguma falha, acesso o seguinte site:

📣
relatório da transmissão
Códigos de erro da API de Nuvem
https://business.facebook.com/wa/manage/phone-numbers
https://business.facebook.com/wa/manage/message-templates
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/overview/policy-enforcement/
https://www.facebook.com/business/help/896873687365001
Botões
https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/cloud-api/support/error-codes/
Na imagem é possível ver uma Transmissão que não foi executada e que possui a opção de excluir.
Transmissão ativada no contato na tela de Contato.
Transmissão ativada na tela de Chat.
Se o contato selecionar o botão "Não receber anúncio", as transmissões para esse contato específico ficarão desativadas. Caso o botão não fique como "Desativado" instantaneamente após o contato enviar o botão "Não receber anúncio", recarregue a página para garantir que a visualização da página esteja atualizada.