O que é uma conversa?
Este documento explica como funciona a precificação baseada em mensagem na plataforma WhatsApp Business.
Cobrança por Mensagem
É feita a cobrança apenas quando uma mensagem template é entregue.
As taxas variam de acordo com a categoria da template.
Todas as mensagens que não sejam mensagens template são gratuitas. Elas só podem ser enviadas durante uma janela de atendimento ao cliente aberta.
As mensagens template de utilidade entregues dentro de uma janela aberta de atendimento ao cliente são gratuitas.
Você pode desbloquear taxas mais baixas para mensagens template de autenticação e utilidade, com base no volume de mensagens.
Todas as mensagens são gratuitas por 72 horas, incluindo mensagens template, se enviadas dentro de uma janela de entrada gratuita aberta.
Janelas de atendimento ao cliente
Sempre que um usuário do WhatsApp envia uma mensagem, um cronômetro de 24 horas chamado janela de atendimento ao cliente é iniciado (ou atualizado, caso um já tenha sido iniciado).
Quando uma janela de atendimento ao cliente estiver aberta entre você e um usuário, você poderá enviar qualquer tipo de mensagem a ele (mensagens template de marketing e autenticação serão cobradas). Se não houver uma janela de atendimento ao cliente aberta, você só poderá enviar mensagens template, pois são o único tipo que pode ser enviado fora de uma janela de atendimento ao cliente.
Como lembrete, você só pode enviar mensagens para usuários que optaram por receber mensagens suas.
Exemplo de Janela de Atendimento ao cliente:
O cliente entra em contato no dia 01/02/2025, às 12h00. Isso significa que, se não houver novas mensagens do cliente, a janela de atendimento será encerrada em 02/02/2025, às 12h00. Após esse prazo, só será possível enviar mensagens por meio de templates.
Entretanto, se o cliente enviar uma nova mensagem em 01/02/2025, às 18h00, a janela será atualizada e passará a expirar em 02/02/2025, às 18h00.
Caso o cliente só envie uma nova mensagem, por exemplo, em 03/02/2025, a janela anterior já terá sido encerrada. Nesse caso, não haverá atualização, mas sim a abertura de uma nova janela de atendimento.
Categorias de mensagens template
Ao contrário das mensagens sem template, as mensagens template são o único tipo de mensagem que pode ser enviada fora do período de atendimento ao cliente. As templates podem ser categorizadas como:
Marketing – permite que você atinja uma ampla gama de objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e redirecionar clientes. Os exemplos incluem anúncios de novos produtos, serviços ou recursos, promoções/ofertas direcionadas e lembretes de abandono de carrinho.
Utilitário — Permite acompanhar ações ou solicitações do usuário. Os exemplos incluem confirmação de adesão, gerenciamento de pedido/entrega (por exemplo, atualização de entrega); atualizações ou alertas de conta (por exemplo, lembrete de pagamento); ou pesquisas de feedback.
Autenticação — Permite autenticar usuários com senhas únicas, potencialmente em diversas etapas do processo de login (por exemplo, verificação de conta, recuperação de conta, desafios de integridade).
As conversas de marketing, utilidade e autenticação só podem ser abertas com mensagens template.
Consulte Categorização de modelos para saber como categorizar suas templates corretamente.
Exemplo de cobrança
No exemplo abaixo, uma empresa envia 4 mensagens para um usuário do WhatsApp, mas é cobrada apenas por 2 (1 taxa de marketing, 1 taxa de utilidade).
0 Horas
Você envia uma mensagem template de marketing para um contato do WhatsApp, promovendo seu novo produto.
Marketing
Todas as mensagens template de marketing são cobradas.
2 Horas Depois
O contato lhe envia uma mensagem sobre o produto.
Isso abre uma janela de atendimento ao cliente ("JAC") de 24 horas.
Nenhum
As mensagens enviadas de um contato do WhatsApp para uma empresa não são cobradas.
3 Horas Depois
Você envia uma mensagem de texto ao contato, descrevendo o produto com mais detalhes.
Nenhum
Todas as mensagens que não são mensagens template são gratuitas dentro de uma janela aberta de atendimento ao cliente.
4 Horas Depois
O contato compra o produto e você envia a ele uma mensagem template de utilidade confirmando o pedido.
Nenhum
O JAC ainda está aberto, e as templates de utilidade enviadas dentro de um JAC aberta são gratuitas.
26 Horas Depois
O JAC é fechado, o que significa que você não pode mais enviar mensagens que não sejam mensagens template.
-
Já se passaram 24 horas desde a última mensagem do contato.
30 Horas Depois
Você envia uma mensagem template de utilidade ao contato, atualizando-o sobre o pedido.
Utilidade
As mensagens template de utilidade enviadas fora de uma JAC são cobradas, e não há nenhum JAC aberto entre você e o contato.
Janelas de entrada gratuita
Se um usuário do WhatsApp enviar uma mensagem para você por meio de um anúncio de clique para o WhatsApp ou um botão de chamada para ação de Página do Facebook usando um dispositivo executando aplicativo Android ou iOS (aplicativos para desktop e web não são compatíveis):
Uma janela de atendimento ao cliente 24 horas é aberta (como de costume).
Se você responder dentro de 24 horas usando qualquer tipo de mensagem, a mensagem será gratuita, e uma janela de Ponto de Entrada Gratuito ("FEP") será aberta, a partir do momento em que você respondeu. Se você não responder nesse período, não será iniciada uma janela de entrada gratuita; então, nesse caso, você precisará enviar um mensagem template ao cliente, iniciando uma conversa de marketing, utilidade ou autenticação (conforme a categoria da template).
As janelas de entrada gratuita permanecem abertas por 72 horas e iniciam com a entrega da mensagem. Enquanto estiverem abertas, você pode enviar qualquer tipo de mensagem ao usuário sem nenhum custo. Observe, no entanto, que a janela de atendimento ao cliente é independente da janela de entrada gratuita; portanto, se a janela de atendimento ao cliente fechar, você só poderá enviar mensagens template.
Exemplo de janela de entrada gratuita:
0 Horas
Contato envia uma mensagem por um anúncio de clique para o WhatsApp
Nenhum
Isso abre uma janela de atendimento ao cliente ("JAC") de 24 horas.
12 Horas Depois
Você envia uma mensagem de texto ao contato.
Nenhum
Todas as mensagens que não são mensagens template são gratuitas dentro de uma janela aberta de atendimento ao cliente. Uma janela de entrada gratuita é iniciada com duração de 72h.
13 Horas Depois
Você envia uma Mensagem Template de Marketing.
Nenhum
A janela de entrada gratuita ainda está aberta, e qualquer mensagem enviada dentro desse período é gratuita.
85 Horas Depois
Você envia uma nova Mensagem template de Marketing.
Marketing
A janela de entrada gratuita não está mais aberta, pois já se passaram 72h desde a abertura da janela de entrada gratuita. As mensagens template, portanto, serão cobradas.
Cobrança
O faturamento e as ações relacionadas ao faturamento são gerenciadas por meio do Meta Business Suite. Consulte Sobre o faturamento da sua conta comercial do WhatsApp para obter mais informações.
Importante
As tarifas cobradas pela Meta para uso da API oficial do WhatsApp não estão incluídas no valor pago pelo nosso sistema. O débito das tarifas é realizado diretamente pela Meta no cartão de crédito cadastrado durante a configuração do número na BM/Facebook. A mensalidade do seu plano em nossa plataforma cobre exclusivamente o uso de nossa ferramenta de gestão.
Tarifas cobradas pela Meta
Tarifas cobradas pela Meta a partir de 1º de Julho de 2025
Todas as conversas iniciadas pelo cliente/lead serão gratuitas. Todos as mensagens templates enviadas pela empresa serão cobradas conforme abaixo:
Marketing (Iniciada pela empresa)
U$ 0,0625 por mensagem
Marketing (Transmissão Enviada pela MM Lite API)
U$ 0,05625 por mensagem
Utilidade (Iniciada pela empresa)
U$ 0,0068 por mensagem
Utilidade (Enviada durante uma janela de conversa de serviço)
Gratuita
Autenticação (Enviada pela empresa)
U$ 0,0315 por mensagem
Serviço (Iniciada pelo cliente/lead)
Gratuita
No futuro, a Meta poderá atualizar essas taxas com mais frequência, até uma vez por trimestre. De acordo os Termos de Serviço.
Esta é uma documentação suplementar e não substitui a documentação oficial da Meta. Em caso de divergências, prevalecem as informações fornecidas pela Meta.
Atualizado
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